Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Jogos Pan-Americanos de 2019: ingressos, hospedagem e dicas para a viagem

O Pan-Americano de 2019 está chegando! Os jogos são um dos maiores eventos multiesportivos das Américas, contando com 41 Comitês Olímpicos Nacionais, o que soma, aproximadamente, 6 mil atletas.

O evento acontece a cada quatro anos e, para alguns esportes, serve como etapa classificatória para os Jogos Olímpicos. Em 2019, os Jogos Pan-Americanos irão acontecer em Lima, capital do Peru, durante os dias 26 de julho a 11 de agosto.

Se você é apaixonado por turismo esportivo e deseja participar dessa festa, separamos todos os detalhes necessários para uma viagem tranquila e uma ótima experiência. Continue a leitura para conferir!

Edição de 2019

Com 424 modalidades diferentes, os Jogos Pan-Americanos de 2019 prometem ser um dos maiores da história. A escolha de Lima, enquanto sede do evento multiesportivo, foi feita em 2013, e o investimento total para sua realização foi de US$ 1,2 bilhão de dólares.

A edição de 2015, em Toronto, foi responsável por quebrar o recorde de turistas presentes na cidade. Em razão disso, espera-se que Lima, cidade que, anualmente, recebe milhões de turistas, seja visitada por um número impressionante de pessoas.

Tanto a cerimônia de abertura, no dia 26 de julho, quanto a de encerramento, no dia 11 de agosto, serão realizadas no Estádio Nacional do Peru, com capacidade para receber até 50 mil pessoas.

Até o momento, os ingressos para as competições e cerimônias ainda não estão sendo vendidos.

Jogos Pan-Americanos de 2019

Estádio Nacional do Peru, onde acontecerão as cerimônias de abertura e encerramento do Jogos Pan-Americanos de 2019

Novidades dos jogos

A edição de 2019 dos Jogos Pan-Americanos contará com 39 esportes, batendo o recorde de maior número de medalhas a serem entregues no evento.

Três novas modalidades serão apresentadas na edição: skate, surfe, que também estrearão nos nos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio, e fisiculturismo. Além disso, caratê e beisebol/softbol, que já eram disputados nos jogos, agora ganham status olímpico.

Além disso, cinco modalidades não olímpicas passaram por manutenção e estarão presentes no evento. São elas pelota basca, patinação (velocidade e artística), esqui aquático e boliche.

Complexos

Ao todo, o Pan-Americano de 2019 contará com seis principais complexos. São eles:

  • Estádio Nacional do Peru: além das cerimônias de abertura e encerramento, o estádio será o palco das eliminatórias e finais de futebol.
  • Centro Desportivo Pan-Americano (CEDEPA): contemplando o estádio Atlético Panamericano, Centro Aquático Pan-americano, dois campos polidesportivos e o Velodromo Nacional . O CEDEPA vai receber as seguintes competições: esportes aquáticos, atletismo, handebol, tênis de mesa, badminton e ciclismo de pista.
  • Parque Pan-Americano de Villa María del Triunfo: complexo com diversos campos e estádios. Nele, acontecerão os eventos de beisebol, hóquei de grama, pelota basca, softbol, rugby, polo aquático e tiro desportivo.
  • Villa Desportiva de Callao: presente no Distrito de Bella Vista, a vila receberá diversas atividades. São elas: artes marciais, lutas, beisebol, primeira fase e eliminatórias do futebol e boxe.

Complejo Panamericano da Costa Verde: receberá cinco modalidades em seus espaços. São eles: vôlei de praia, patinação, BMX, skate e basquete 3×3.

Outros locais de competição

Além dos citados acima, os Jogos Pan-Americanos de 2019 contarão com competição nos seguintes locais:

  • Praias de Punta Roca: Surfe
  • Espigão de La Punta: Remo, Canoagem e Vela
  • Passeio de la República: Ciclismo
  • Los Inkas Golf Club: Golfe
  • Coliseu Eduardo Dibós: Basquetebol
  • Club Hípico Militar de La Molina: Hipismo
  • Morro Do Sol: Mountain Bike
  • Colégio Militar de Chorrillos: Pentatlo moderno
  • Lagoa de Bujama: Esqui aquático
  • Estádio Alejandro Villanueva, Estádio Monumental “U” e Estádio Universidad San Marcos: Preliminares e eliminatórias de Futebol

Para mais informações sobre os locais do evento, visite o site oficial dos jogos.

Parapan-Americano

A edição de 2019 dos Jogos Parapan-Americanos acontecerá no dia 13 de agosto, dois dias depois do Pan-Americano ser encerrado, e o encerramento ocorrerá no dia 1º de setembro. Ele contará com 17 modalidades, duas a mais do que a edição de Toronto em 2015, e mais de 1.800 atletas.

Todos os atletas presentes nos Jogos Parapan-Americanos são portadores de alguma deficiência. A edição terá a estreia das modalidades badminton, taekwondo e tiro esportivo, e suas cerimônias de abertura e encerramento acontecerão no Estádio Atlético Parapanamericano.

Lima, casa dos Jogos Pan-Americanos de 2019

Lima é um dos destinos mais procurados na América Latina. Com inúmeros pontos turísticos e uma vida noturna abalada, a cidade atende às necessidades e desejos dos turistas.

Se essa for a sua primeira vez visitando a capital peruana, é recomendado seguir um roteiro tradicional nos dias que não houver algum campeonato esportivo de seu interesse acontecendo. Esse estilo de roteiro cobre os principais pontos de turismo do local, com a possibilidade de contratar passeios guiados em agências locais.

Centro histórico de Lima

Por ser uma cidade que marca o fim do império inca, fundada em 1533, quando o conquistador Pizarro mandou executar o último imperador desse povo, há poucos vestígios dessa era no local. Ao invés disso, as construções históricas de Lima remetem à arquitetura colonial espanhola.

No coração do centro histórico, você encontra Plaza Mayor, conhecida também como Plaza de Armas, considerado o marco zero da cidade.

O maior espaço público de Lima é rodeado pelos prédios do Palácio de Governo, residência oficial do presidente, a Catedral de Lima, que também conta com um museu de arte colonial, o Palácio Arquiepiscopal de Lima, residência do Arcebispo de Lima, o Palácio Municipal de Lima, sede do governo local, e do Clube da União, associação civil peruana.

Catedral de Lima.

Além das atrações presentes na Plaza de Armas, não deixe de visitar a Basílica e Convento de São Francisco. Construída no século XVII, o estilo barroco da basílica atrai milhares de turistas, que aproveitam a visita para também conhecer as catacumbas e o museu presentes no local.

Parque Del Amor

O posto de destino mais romântico em Lima fica com o Parque Del Amor, localizado no fim de uma ladeira no bairro de Miraflores, o que garante uma das vistas mais belas da cidade. O parque conta com diversos mosaicos decorados com declarações de amor eterno, além da famosa escultura El Beso, criada pelo escultor peruano Victor Delfín.

El Beso, escultura presente no Parque Del Amor.

Museu Larco

O que antes era uma grande mansão colonial, que, por sua vez, foi construída em cima de ruínas de uma pirâmide pré-colombiana, funciona, hoje, como o Museu Larco. Seu acervo de arte e história dos povos pré-colombianos é um dos maiores do mundo, contando com itens que abrangem cerca de três milênios de história.

Além de visitar as exposições permanentes e temporárias, o museu também permite que os turistas visitem seu almoxarifado. Nele, estão mais de 45 mil artefatos, divididos por ordem cronológica.

Parque de la Reserva

O Parque de La Reserva é um dos pontos mais badalados de Lima. Fechado em 2006 e reaberto um ano depois após grande revitalização, o parque tornou-se um dos principais símbolos de restauração de espaços públicos.

O Circuito Mágico del Agua é uma grande atração entre turistas.

Nesse período, foi criado o Circuito Mágico del Agua, composto por 13 fontes iluminadas, que atrai milhões de turistas. Na época de sua inauguração, o circuito bateu o recorde de maior complexo de fontes de água em um parque público.

Dicas para facilitar a viagem

Em qualquer viagem internacional, é necessário planejar bem com alguns pontos, planejando-se antecipadamente. Ao visitar um evento no porte do Pan-Americano, esse planejamento precisa ser ainda mais detalhado. Confira dicas que irão facilitar a sua viagem!

Estadia

Uma das coisas mais importantes a se fazer ao decidir assistir Jogos Pan-Americanos de 2019 é procurar pela estadia ideal. Planeje e selecione algumas opções, pois em um evento desse porte é comum encontrar preços mais “salgados”.

Além de se inteirar onde irão acontecer as competições que deseja assistir, pesquise para saber se o local é seguro e conta com opções de transporte facilitadas para outros pontos de interesse na cidade. De forma geral, os bairros de Miraflores e o centro contam com mais opções de hotéis e albergues, sendo os locais em que a maioria dos turistas se concentram.

Programas e roteiros de viagem

Separar alguns dias para, exclusivamente, explorar o país é essencial, principalmente se for sua primeira vez na região. Além de conhecer as atrações próximas a Lima, faça o famoso roteiro entre a capital, Cusco, Vale Sagrado e Macchu Picchu.

Caso pretenda fazer uma viagem além da capital peruana, vale a pena realizar o trajeto de carro. Confira nosso post sobre viagem pela América Latina em quatro rodas.

Comunicação

Durante qualquer viagem internacional, é imprescindível contar com uma boa comunicação com os viajantes companheiros e família e amigos no Brasil. Para isso, muitas pessoas decidem comprar um chip local no destino ou até mesmo contratar planos de roaming de operadoras brasileiras.

Porém, essas opções exigem maior esforço, o gasto é elevado e podem gerar “surpresas” desagradáveis. Pensando nisso, a recomendação é utilizar um chip de Internet internacional. Além disso, sair com o chip conectado e funcionando do Brasil é uma grande vantagem, visto que não é necessário esperar por nada para começar a usar – é só sair do avião e começar a se comunicar!

O Flexiroam X é um microchip internacional para as suas viagens que te deixa conectado em mais de 140 países, incluindo planos específicos para viagens ao Peru e América Latina.

Com ele, você fica conectado antes, durante e depois dos Jogos Pan-Americanos, sempre pronto para compartilhar os momentos inesquecíveis da viagem. Clique no banner para saber mais!

1.50 avg. rating (46% score) - 2 votes
Esse conteúdo foi útil?
1.50 avg. rating (46% score) - 2 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *